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3 Dicas de controle de estoque para aumentar as vendas no varejo online

O gerenciamento de estoque é uma tarefa complicada para muitos varejistas. Por um lado, você precisa ter uma grande seleção e estoque suficiente para satisfazer seus clientes. Ao mesmo tempo, porém, transportar muitos itens pode levar a estoques excedentes que você terá que liquidar.

Então, como você encontra o melhor equilíbrio? Como você determina os produtos e quantidades corretos para estoque?

Confira abaixo algumas dicas de Vinicius Diretor Contabil da Conex Contabilidade online.

1. Tenha mais opções de produtos

Expandir sua gama de produtos foi uma das principais ações que levaram ao  crescimento, disse Vinicius.

“Aumentamos a oferta dos nossos clientes  em cerca de 40%, mas realmente não expandimos nosso estoque porque temos que manter nossos estoques bons e apertados”, ele compartilhou.

“Isso tem sido uma ajuda enorme para nós. Antes de pedirmos 6 ou 12 ou 48 unidades de um produto. Mas, olhando para as informações de estoque da Venda e da negociação dos anos anteriores, podemos ficar por dentro das compras de ações e manter nossos níveis de estoque ideais. ”

Isso também ajudou a oferecer mais opções, que os compradores adoravam. “Oferecemos uma experiência ao cliente que lhes oferece mais opções. Se eles estão procurando por um martelo, eles não têm escolha de apenas três, eles têm sete martelos diferentes ”.2. Descubra o que os clientes querem ver em sua loja

Saber o que os compradores querem é uma parte essencial da ampliação de sua gama de produtos. Para fazer isso, Vinicius disse que muitas vezes olha para o que os clientes estão procurando em seu site. “Temos relatórios que analisamos no final de cada mês ou toda semana mesmo. Se um cliente está procurando uma broca Makita ou uma broca DeWalt e nós não a temos em estoque, então sabemos que é algo a considerar. ”

“Ou, se um comprador está procurando por um tipo específico de cortador de grama ou algo assim, e nós não o temos em estoque, então o colocamos em uma lista de reabastecimento, e nós temos uma conversa no final da semana.”ou produtos que você possa incluir em sua seleção.

3. Use seu programa de fidelidade para vender inventário lento

Vinicius que é especialista em contabilidade para infoprodutores e e-comerce  acrescentou que eles têm um programa de fidelidade no qual os clientes normalmente recebem 5% em dólares de fidelidade para cada compra.

Mas quando se trata de itens que eles querem se livrar ou liquidar, Alan diz que eles oferecem o dobro ou o triplo da lealdade. De acordo com ele, eles marcam esses produtos claramente nas prateleiras, então os compradores sabem que recebem dólares de lealdade adicionais por esses itens específicos.  

Isso permite que eles vendam esses produtos de baixa rotatividade sem implementar grandes descontos. E como os compradores ganham dólares de lealdade, esses clientes são incentivados a voltar e comprar ainda mais.

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