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2 regras de ouro para controlar o seu estoque

Imagine que você administra uma loja de varejo que sempre tenha os produtos certos no momento certo. Você não lida com estoques excedentes e nunca fica sem os produtos que seus clientes desejam.

Esse é o sonho, não é?

Mas a realidade do gerenciamento de estoque não é tão boa. As lojas muitas vezes lutam com o controle de estoque, e problemas como encolhimento, excesso de estoque e falta de estoque são comuns.

Olhe, nenhuma bala de prata pode consertar seus problemas de gerenciamento de estoque. Mas há uma etapa prática que você pode adotar para minimizar os problemas de controle de estoque, ou seja, analisar seus dados de estoque.

Por que rastrear suas métricas de gerenciamento de inventário?

Ao acompanhar seus dados e métricas de controle de estoque de forma contínua, você pode identificar tendências e obter insights que podem ajudar você a tomar melhores decisões sobre seu inventário.

Mas o que você deve rastrear exatamente?

Que bom que você perguntou. Neste post, vamos esclarecer as principais métricas de inventário para ficar de olho. Confira abaixo:

1. GMROI

Isso representa o retorno sobre o investimento da margem bruta e informa a quantidade de dinheiro que você recebeu de volta (ou seja, ROI) para cada Real gasto no estoque.

O GMROI mede seu retorno de lucro sobre os fundos investidos em seu estoque. Ele responde a perguntas como: “Quantas margens brutas de dólares eu fiz do meu investimento em estoque?” Ou “Para cada real investido em estoque, quantos Reais eu recebi de volta?”

A fórmula para descobrir o seu GMROI é: Margem Bruta / Custo Médio de Inventário

Então, digamos que uma loja de varejo tenha uma margem bruta de R$ 55.000 e um custo médio de estoque de R$ 30.000. Seu GMROI é 1.83, e isso significa que a loja ganha R$ 1.83 para cada Real em estoque.

“Por exemplo, se você tem espaço limitado em seu depósito, qual foi o lucro gerado por metro quadrado de espaço de armazenamento ocupado? Se você está com pouco dinheiro, qual foi o lucro gerado por valor médio de estoque? ”

Conhecer as respostas a essas perguntas permitirá que você tome melhores decisões quando se trata de quais produtos estocar ou quais itens descontinuar.

2. desempenho do produto

Seus produtos de melhor desempenho e de menor desempenho sempre devem ser uma prioridade, por isso acompanhe esta métrica regularmente. Estar plenamente ciente do desempenho do seu produto significa que você pode ficar por dentro dos pedidos de estoque, merchandising e vendas, entre outras coisas.

Quais produtos devem ser armazenados? Quais itens precisam de um impulso promocional? A única maneira de responder a essas perguntas é conhecer o desempenho do seu produto, como a palma da sua mão.

Vinius Diretor da Conex e especialista em contabilidade e gestão para e-comerce e empresas prestadoras de serviços, diz que o desempenho do produto é algo que ele acompanha constantemente dos seus clientes.

“Eu olho para o meu estoque de ações toda segunda-feira de manhã, e a primeira coisa que vejo são meus produtos mais lucrativos. Eu aplico a regra 80/20 ou o princípio de Pareto em que 20% do meu produto fornecem 80% da minha rentabilidade, então eu me concentro nesses 20% dos produtos primeiro. ”

Ele acrescenta: “Eu sei quanto tempo leva para receber o produto de um fornecedor, o valor que eu vendo em uma semana e o valor que tenho atualmente em estoque. Eu normalmente mantenho 30 dias de produto em estoque, já que tenho condições de pagamento de 30 dias com fornecedores, o que é ideal para o fluxo de caixa. ”

“Em seguida, olho para o inventário morto ou para os carregadores lentos que estão sobrecarregados. Eu então ou melhoro minha listagem on-line ou ser mais competitivo no preço. ”

Como medir o desempenho do produto: O acompanhamento do desempenho do produto deve ser bastante simples se o seu sistema de gerenciamento de varejo ou PDV tiver os recursos de geração de relatórios corretos (e os mais modernos o fazem!). Analise seus relatórios de produtos e vendas e preste atenção a itens como os produtos que têm mais e menos contagens de vendas, além de quais itens estão gerando as maiores e menores receitas.

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